top of page

Grupos de Disponibilidade no EWM


O grupo de disponibilidade é um atributo de um tipo de estoque e representa um depósito que pertence a um armazenamento.


O SAP EWM não mantém o Centro e Depósito do ERP nas informações do quanto no EWM. Ao invés disso, ele usa o Código do Grupo de Disponibilidade do SAP EWM para determinar um Tipo de Estoque no SAP EWM.


O Grupo de Disponibilidade é também um link entre os tipos de depósitos no EWM e o estoque SAP no Centro e Depósito do ERP. Você pode ter diferentes tipos de estoques no EWM para um Depósito no ERP.


Se você mantiver o estoque na área de entrada de mercadorias separado do estoque em posições no depósito finais em termos de disponibilidade ATP, você define dois grupos de disponibilidade, cada um representando um depósito.


Você atribui cada grupo de disponibilidade a um conjunto de tipos de estoque. Na área de entrada de mercadorias, você administra o estoque em tipos de estoque de um grupo de disponibilidade.


Em tipos de depósito final, você administra o estoque em tipos de estoque do outro grupo de disponibilidade.


Quando você confirma tarefas de depósito para entrada em depósito, o sistema lança automaticamente o estoque do tipo de estoque de um grupo de disponibilidade para o tipo de estoque do outro grupo de disponibilidade.


A configuração do grupo de disponibilidade está disponível no seguinte menu:


IMG > SCM Extended Warehouse Management > Extended Warehouse Management > Processo de entrada de mercadorias > Definir grupo de disponibilidade para entrada em depósito


Nesta atividade de Customizing, você define grupos de disponibilidade do depósito, a respectiva relação com os tipos de estoque e, opcionalmente, os tipos de depósito.


Definir grupo de disponibilidade:

Defina um grupo de disponibilidade para cada depósito (IM) que você deseja ligar ao armazém (EWM).


Definir tipo de estoque independente da unidade gerencial:

Crie os seguintes tipos de estoque independentes do local predefinidos, correspondentes aos tipos de estoque na Administração de estoques (IM – Inventory Management):


  • BB Estoque bloqueado

  • FF Estoque de utilização livre

  • QQ Estoque em controle de qualidade

  • RR Estoque bloqueado de devoluções (devoluções de clientes)


Determinar tipo de estoque

Antes de verificarmos a configuração para associar o tipo de estoque ao grupo de disponibilidade é necessário a criação dos tipos de estoque.

Para além da quantidade de um estoque e um determinado depósito, também o respectivo status e a disponibilidade têm importância. Com o tipo de estoque é possível determinar o status e com isso a disponibilidade de um estoque dentro do LIME (Logistics Inventory Management Engine).

Os tipos de estoque definidos nesse ponto também são utilizados no inventário.


IMG > SCM Extended Warehouse Management > SCM Basis > Logistics Inventory Management Engine (LIME) > Configurações globais > Configurações específicas da aplicação > Determinar tipo de estoque


Configurar tipo de estoque:

Antes dessa configuração você deve ter criado os tipos de estoque.

Associe um conjunto de tipos de estoque para cada grupo de disponibilidade. Atribua um tipo de estoque independente do local e um grupo de disponibilidade a cada tipo de estoque.


Note que o tipo de estoque B6 e S6 estão com o tipo de estoque independente da unidade gerencial BB (bloqueado), porém a função do tipo de estoque do B6 é estoque normal e do S6 é de sucateamento.

Para fazermos uma saída por sucata, através da transação /SCWM/ADGI o produto precisa estar com um tipo de estoque que tenha a função de sucateamento, nesse exemplo: S6.


Atribuir grupo de disponibilidade a um tipo de depósito:

Atribuir um grupo de disponibilidade a um tipo de depósito e indicar se o grupo de disponibilidade é obrigatório nesse tipo de depósito.


Se o armazém (EWM) estiver ligado a vários depósitos (IM), você pode atribuir um grupo de disponibilidade ao tipo de processo de depósito de uma solicitação de depósito no Customizing. O sistema utiliza este grupo de disponibilidade em um processo de entrada para determinar o tipo do estoque no local para movimento de mercadorias da solicitação de depósito. Sem esta configuração, o sistema determina o tipo de estoque a partir do grupo de disponibilidade do depósito.


IMG > SCM Extended Warehouse Management > Extended Warehouse Management > Configurações válidas para todos os processos > Tarefa de depósito > Definir tipo de processo de depósito


No Customizing do SAP EWM, há uma tabela que mapeia o Centro, Depósito e Sistema Lógico do ERP a um código de Grupo de Disponibilidade.


IMG > SCM Extended Warehouse Management > Extended Warehouse Management > Interfaces > Integração de gestão empresarial > Movimentos de mercadorias > Movimentos de mercadorias





Exemplo:


De acordo com a estrutura organizacional abaixo iremos criar um pedido de compras para o produto EWM-09-02, centro 1000 e depósito 101D que está associado ao grupo de disponibilidade 001.


Esse produto está com a estratégia de entrada para o tipo de depósito 0050 (posição fixa) que está associado ao grupo de disponibilidade 002.


A entrada de mercadorias será feita no depósito 101D, porém o sistema irá fazer uma transferência desse depósito para o depósito 101S que está associado ao grupo de disponibilidade 002.


Essa transferência automática é realizada pois o tipo de depósito de armazenagem, 0050, contém o mesmo grupo de disponibilidade 002 que o depósito 101S, diferente do depósito de recebimento 101D.




Tarefa de depósito criada.


Após a criação da tarefa de depósito já é possível verificar os estoques dos tipos de depósito 0050 e 9010 que estão sendo utilizados na estratégia de entrada.


Após a confirmação da tarefa de depósito o estoque disponível está, apenas, no tipo de depósito 0050 com o tipo de estoque F2 em função do grupo de disponibilidade 002 que está associado ao tipo de depósito 0050.


Através da transação MB51 é possível verificarmos que a entrada de mercadorias foi realizada no depósito 101D e na sequência o sistema gerou uma transferência automática do depósito 101D para o depósito 101S, em função dos diferentes grupos de disponibilidade.



114 visualizações0 comentário

Comments


Ícone do WhatsApp em verde e branco.
bottom of page